
Vamos ser honestos: ainda nem foram os Oscars, mas já estamos todos fartos de discutir se quem merece mais prémios este ano é o malabarismo técnico de "Birdman" ou a manipulação do tempo de "Boyhood" - na verdade não estamos, mas faz de conta.
Por isso é que esta é a altura certa de introduzir, qual supositório indolor, a 4ª Edição dos Close-Up SOAP Awards, que são exatamente aqueles prémios de Cinema que celebram coisas que não interessam ao menino Jesus.

E porque isto não tinha piada só com as minhas opiniões verborreicas pouco atestadas, para que esta cerimónia fictícia seja o mais participativa possível, pedia-vos que colaborassem comigo e me ajudassem a distinguir os melhores dos melhores... e dos piores... votando (em todas as categorias que puderem, mas não obrigatoriamente em todas). Mas mesmo!
Porque almejamos sempre ao mais glamouroso, os vencedores serão anunciados durante o dia 25 de Fevereiro.
E agora, sem mais demoras... minhas senhoras e meus senhores, o link para a votação está AQUI e os nomeados (com bonecos e links para ajudar a identificar) são:
(ATENÇÃO este artigo pode conter, ou melhor, contém mesmo imensos spoilers)
Melhor Filme da Olive Tree Pictures (rubrica: Homemade)

Melhor Filme que não foi Nomeado para o Oscar de Melhor Filme

- “Foxcatcher”
- “Gone Girl”
- “Inherent Vice”
- “Interstellar”
- “A Most Violent Year”
- “Mr. Turner”
- “Nightcrawler”
- “Wild”
Melhor Filme que Provavelmente Muita Gente Não Viu

- “Frank”
- “Gloria”
- “Ida”
- “Mommy”
- “Something Must Break”
- “Under the Skin”
Melhor Blockbuster

- “Edge of Tomorrow”
- “Guardians of the Galaxy”
- “The Hunger Games: Mockingjay – Part 1”
- “Interstellar”
- “X-Men: Days of Future Past”
Pior Blockbuster da Loja do Chinês

- “I, Frankenstein”
- “The Legend of Hercules”
- “Pompeii”
- “Teenage Mutant Ninja Turtles”
- “Transformers 4: Age of Extinction”
Filmes que não nos atrevemos a tocar nem com um pau de três metros

- “Blended”
- “Eclipse em Portugal”
- “Kirk Cameron's Saving Christmas”
- “Left Behind”
- “The Legend of Hercules”
Melhor Twist: ou Oh diabo, pensei que este filme fosse sobre outra coisa…

- “Cake” (sobre uma pastelaria)
- “Foxcatcher” (sobre um caçador simpático num universo de Wes Anderson)
- “Nightcrawler” (spinoff do X-Men)
- “Selma” (sobre uma senhora chamada Selma)
- “Whiplash” (prequela de “50 Shades of Grey”)
Melhor Performance de um Garoto

- Ellar Coltrane em “Boyhood”
- Jaeden Lieberher em “St. Vincent”
- Mackenzie Foy em “Interstellar”
- Noah Wiseman em “The Babadook”
- Quvenzhané Wallis em “Annie”
Melhor Manutenção de Pilosidade facial

- Christian Bale, em “Exodus: Gods and Kings”
- George Clooney, em “The Monuments Men”
- Os Hobbits, em “The Hobbit: The Battle of Five Armies”
- Neil Patrick Harris, em “A Million Ways to Die in the West”
- Os personagens masculinos, de “The Grand Budapest Hotel”
- Peter Dinklage, em “X-Men: Days of Future Past”
Melhor Liam Neeson em modo “Taken” (mata toda a gente e mais uma freira e um gatinho), mas sem ser no “Taken”

- “A Million Ways to Die in the West”
- “A Walk Among the Tombstones”
- “The LEGO Movie”
- “Non-Stop”
A Tendência do Ano

- Deus no céu, na Terra, e na sala de Cinema a comer pipocas (“Noah”; “Son of God”; “Heaven is for Real”; “Exodus: Gods and Kings”)
- Cerebrum para que te quero (“The Theory of Everything”; “The Imitation Game”)
- Vi isto e fiquei cheio/a de larica! (“Chef”; “The Hundred-Foot Journey”; “The Trip to Italy”)
- O Tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem (“X-Men: Days of Future Passed”; “Interstellar”; “Edge of Tomorrow”)
Melhor Personagem Secundária que é inequivocamente mais ‘fixe’ que o Protagonista

- Anna (em oposição a Abel, em “A Most Violent Year”)
- Frank (em oposição a John, em “Frank”)
- Mason (em oposição a Curtis, em “Snowpiercer”)
- Murphy (em oposição a Cooper, em “Interstellar”)
- Quicksilver (em oposição a Wolverine, em “X-Men: Days of Future Past”)
- Rita Vrataski (em oposição a Cage, em “Edge of Tomorrow”)
Melhor Cameo

Melhor Utilização de Banda Sonora Não Original

Maior Momento WTF?

- O bebé de plástico de “American Sniper”
- A outra dimensão, em “Interstellar”
- 6 filmes depois, o Legolas fica sem setas, em “The Hobbit: The Battle Of The Five Armies”
- Aquele momento confuso em que “Lucy” chega aos 100%
- A última cena de “Enemy”
- Howard the Duck regressa à ribalta, em “Guardians of the Galaxy”
- O final de “Birdman”
- O efeito visual espetacular de “Maps to the Stars”
Melhor papa Cerelac feita com o nosso Cérebro
(a.k.a. Precisava de um curso para perceber isto)

- “Interstellar”
- “Lucy”
- “Transcendence”
- “Under the Skin”
- “The Zero Theorem”
Linha de Diálogo que anima o espírito

- “Everybody good? Plenty of slaves for my robot colony?” - TARS (Bill Irwin), em "Interstellar"
- “You're dizzy because you played Russian roulette with your vagina.” - Nellie (Gaby Hoffman), em "Obvious Child"
- “Nothing goes over my head. My reflexes are too fast. I would catch it.” - Drax (Dave Bautista), em "Guardians Of The Galaxy"
- “Give the fucking guy some water, he's black, he's been through a lot.” - Schmidt (Jonah Hill), em "22 Jump Street"
- “You fight much harder than you fuck.” - Artemisia (Eva Green), em "300: Rise Of An Empire"
- "You two are the most fucked up people I've ever met, and I deal with fucked up people for a living." - Tanner Bolt (Tyler Perry), em "Gone Girl"
- "I don't know what sort of cream they've put on you down at the morgue, but I want some. Honestly, you look better than you have in years. You look like you're alive." - M. Gustave (Ralph Fiennes), em "The Grand Budapest Hotel"
- “She has no idea. If I had a blacklight, this place would look like a Jackson Pollock painting.” - Peter Quill (Chris Pratt), em "Guardians Of The Galaxy"
- “I only work in black and sometimes very, very dark grey.” - Batman (Will Arnett), em "The Lego Movie"
- "Popularity is the slutty little cousin of prestige, my friend." - Mike Shiner (Edward Norton), em "Birdman"
Prémio Especial - Pôr água na fervura
(Eles queriam nomeações a Óscar mas só levaram rebuçados)

- “Exodus: Gods and Kings”
- “The Monuments Men”
- “Serena”
- “Unbroken” (aquelas três técnicas não contam)
Prémio especial – Homicídio em primeiro grau à arte do Photoshop

Prémio Especial - Antidepressivos para que vos quero

- “The Fault in Our Stars”
- “Foxcatcher”
- “If I Stay”
- “Snowpiercer”
- “Still Alice”
Prémio Especial – “Nossa, que biolência!”

- A descasca que Sam dá ao pai, em “Birdman”
- A repreensão de Kyla a Steve, quando ficam sozinhos pela primeira vez, em “Mommy”
- A cena de sexo entre Amy e Desi, em “Gone Girl”
- A cena de pancadaria na cozinha, em “The Raid 2”
- A fuga da prisão, cortesia de Quicksilver, em “X-Men: Days of Future Past”
- A batalha na carruagem, de “Snowpiercer”
Prémio Especial – Omnipresença

- Liam Neeson ("The Nut Job", "Non-Stop", "The Lego Movie", "A Million Ways to Die in the West", "A Walk Among the Tombstones", "Taken 3")
- Jessica Chastain ("Interstellar", "Miss Julie", "A Most Violent Year", "The Disappearance of Eleanor Rigby: Her", "The Disappearance of Eleanor Rigby: Him", "The Disappearance of Eleanor Rigby: Them")
- Julianne Moore ("Maps to the Stars", "Still Alice", "Non-Stop", "The Hunger Games: Mockingjay—Part 1")
Prémio Especial – Traz o telescópio porque nasceu uma estrela (e agora vão-ta esfregar na cara durante os próximos 7 anos em todos os filmes que conseguirem)

Chris Pratt
*** *** ***
Relembro que o voto de cada um de vocês é essencial para que esta iniciativa se torne um sucesso. Podem aceder ao formulário de votação
AQUI (caso não estejam familiarizados com todas as categorias, podem votar apenas nas que desejarem). E aproveitem já que estão nisto para gostar da
alegre página no facebook do blog.
Obrigada.
NOTA FINAL
Fica o pedido de desculpa se tiver ocorrido alguma omissão grave, quer nos nomeados ou nas próprias categorias – basicamente a escolha foi baseada em cinco fatores:
- filmes estreados pela primeira vez em 2014;
- filmes que vi ou conheço o suficiente para mandar uma ou outra bujarda;
- a minha fraca memória, que decerto acabou por excluir muita coisa que aqui devia estar;
- algumas dicas que alguns amigos cinéfilos me foram dando;
- a tentativa de manter uma lista de nomes conhecidos e reconhecidos o suficiente para esta brincadeira ter piada e o máximo de pessoas possível poder votar com conhecimento de causa.