Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O Canto VII inicia-se com a gloriosa e alegre chegada a Calecute (Índia).
Vasco da Gama envia um mensageiro a avisar da sua chegada ao soberano indiano. No meio de um povo desconhecido com quem não consegue comunicar, o marinheiro conhece Monçaide, um mouro hispânico que lhe serve de tradutor. Acompanhando o português à frota, Monçaide explica a história, geografica e costumes indianos.
Gama e Monçaide desembarcam e travam conhecimento com o Governador local, o Catual, que os acompanha ao Samorim. Enquanto a visita decorre, o Catual visita a nau capitania onde é recebido por Paulo da Gama, a quem pergunta o significado das figuras na bandeira portuguesa.
O canto termina antes da resposta de Paulo, com Camões a invocar as ninfas do Tejo e Mondego, queixando-se dos seus infortúnios e do tratamento que recebe da pátria.
Gael Garcia Bernal é, juntamente com Javier Bardem e declaradamente, um dos actores hispânicos mais talentosos e versáteis da actualidade. Quando me ocorreu que haveria um personagem com raízes espanholas na trama não houve dúvidas, ele estaria presente. Desta forma, aí temos o "anjo da guarda" da frota portuguesa, Monçaide.
Admito que não tenho grandes conhecimentos acerca da indústria cinematográfica indiana à excepção de alguns nomes mais sonantes (que ainda que possa não ter visto, já ouvi falar). Assim, tenho deadmitir que as minhas escolhas para o Catual e Samorim foram um bocadinho às cegas mas não totalmente. Optei por dois actores reconhecidos: Sharukk Khan (múltiplas vezes nomeado e vencedor nos Filmfare Awards, uma das mais importantes cerimónias do cinema Indiano) que, a acrescentar, tem ainda a presença e olhar enganador que desejará levar os portugueses à derrota, e Amitabh Bachan (um actor mais velho e também ele vencedor e nomeado por várias vezes nos Filmfare Awards), com a sua possante imagem de rei supremo.
Ainda neste canto somos apresentados a Paulo da Gama, para o qual escolhi Tim Robbins por duas razões simples. Primeiro, teria de ser mais velho do que Vasco da Gama mas não demais, segundo porque além de talentoso tem em si o ar da sabedoria acerca da história de um país que o ajudariam a explicitar o sentido da nossa honrada bandeira.
--- ---
No início do Canto VIII a acção dos irmãos Gama é simultânea: Paulo responde pormenorizadamente à questão do Catual que se mostra bastante interessado na resposta, pondo, entusiasticamente, novas e várias questões e Vasco aguarda resposta do Samorim aos tratados propostos em nome do Rei de Portugal.
Baco não desiste de destruír a Armada Lusa e, armando uma teia de ciladas, leva os maometanos a subornar o Catual que prende o capitão português; porém, temendo o seu rei, este acaba por libertar Gama em troca de ouro e riquezas.
Canto IX Após vencerem (com a preciosa ajuda de Monçaide) algumas novas dificuldades postas pelo Catual, os Portugueses abandonam finalmente Calecute e iniciam a viagem de regresso.
Vendo a frota em segurança, Vénus decide preparar uma recompensa para os marinheiros e pede ajuda ao seu filho Cupido, para juntar os amores e ferir as ninfas do mar com as setas do Amor. A Armada avista então a Ilha dos Amores, onde as Ninfas recebem, apaixonadas, os portugueses.
Tétis, a quem todo o coro de Ninfas obedecia, apresenta-se a Vasco da Gama e leva-o ao seu palácio onde lhe explica a razão daquele encontro, referindo as futuras glórias que lhe serão dadas a conhecer.
Cupido tem várias imagens. Loiro, moreno, cabelo curto ou comprido, adulto ou criança...
Neste contexto resolvi pensá-lo adulto, mais maduro do que uma simples criança. A sua presença é breve, mas importantíssima no reconhecimento dos portugueses. Emile Hirsch é o escolhido, um jovem actor que, ao ar sonhador e apaixonado, vem juntar um dom crescente ao longo dos tempos.
--- ---
Chegamos ao derradeiro capítulo da rica epopeia portuguesa, o Canto X.
Tétis e as restantes Ninfas oferecem um banquete aos Portugueses. Sirena, uma das ninfas faz profecias sobre as futuras glórias e vitórias dos portugueses no Oriente. Tétis leva Gama a um monte onde lhe mostra o espectáculo da Máquina do Mundo, especificando principalmente as regiões onde os Portugueses mais se notabilizarão, após o que se despede e prediz um regresso feliz à Pátria.
Além de Tétis, uma das outras Ninfas assume papel de destaque na Ilha dos Amores e perante a frota portuguesa, aquela a que chamamos Sirena (que não é, contudo, um nome próprio sendo, genéricamente, um sinónimo de Ninfa). Sem seguir nenhuma lógica profunda, escolhi Scarlett Johansson porque, e apesar de não a considerar a GRANDE actriz que alguns pintam, lhe reconheço um óbvio encanto e sensualidade. Outra questão importante é a voz, e a voz é um grande atributo de Johansson que o público tende a esquecer em preferência aos atributos físicos. Uma voz algo rouca, porém bela e funda, e que também em muito funciona como uma das suas armas de sensualidade.
--- ---
Depois de mencionar o embarque e chegada calma da frota Lusa a Portugal, Camões queixa-se da decadência em que vive a sua Pátria e da incompreensão que teima em persegui-lo.
Reforçando a dedicatória ao rei D.Sebastião, aproveita para aconselhá-lo a confiar apenas nos melhores, a governar (sempre) com justiça e a honrar e premiar apenas quem o justifique - lutando com coragem e expandido Portugal e a sua fé.
*** FIM ***