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Master Shot - Sacrifícios do Séc.XXI (no Feminino)

por Catarina d´Oliveira, em 14.07.08

Com a chegada do novo século, chegaram também novas tecnologias e novos e elevados patamares a nível de caracterização, maquilhagem e guarda-roupa no cinema moderno. No entanto, vários actores submetem-se a grandes sacrifícios em nome da arte. Estes sacrifícios permitem uma visão mais alargada do personagem num todo e dão a possibilidade ao actor de viver algo que a personagem também viveu, ajudando, não só na construção e reprodução real da sua fisionomia, mas, acima de tudo, na construção das estruturas da personalidade e do carácter do personagem.

 

Estas transformações não são meramente físicas, podendo até ter raízes no Sistema de Stanislavski (um sistema que tem como objectivo ajudar o actor a entrar na pele do personagem eficazmente).

Um dos seus princípios é que a acção propositada (neste caso, os "sacrifícios") permite chegar aos objectivos e ao pensamento do personagem por parte do actor, ou seja, o actor age como o personagem para se tornar como ele.

Stanislavski chamou a este passo a Acção Piscofísica.

 

Nos últimos 7 anos, vários exemplos surgiram de transformações espantosas, muitas vezes acompanhadas de estrondosas interpretações. Aqui ficam, na minha opinião, as maiores transformações no feminino no séc. XXI.

 

 

 

Nicole Kidman juntou uma prótese no nariz a uma actuação sem falhas na sua interpretação de Virginia Woolf em The Hours. Para o papel Nicole aprendeu ainda a escrever perfeitamente com a mão direita, como fazia a autora britânica.

 

É quase impossível acreditar que as duas mulheres em cima sejam a mesma pessoa. Mas é verdade! Para o papel de Aileen Wuornos em Monster, a sul africana Charlize Theron ganhou cerca de 14 Kg, colocou implantes dentários e passava horas na caracterização.

 

Para interpretar a lutadora Maggie Fitzgerald em Million Dollar Baby, Hilary Swank passou por um treino intenso durante vários meses ganhando quase 10 Kg de massa muscular.

 

Para interpretar Bree em Transamerica (um transexual), Felicity Huffman trazia sempre consigo uma prótese (em forma de pénis) e mantia-se na personagem nos intervalos das filmagens (caso contrário perdia a voz). Felicity conviveu também durante alguns meses com transexuais de ambos os sexos para aprender ainda mais sobre a sua personagem.

 

 Além de estudar intensivamente a fisionomia e história de Bob Dylan, Cate Blanchett colocou uma faixa à volta do peito de maneira a disfarçá-lo, ao mesmo tempo que usava pares de meias dentro das calças com o intuito de simular um pénis.

 

Para actuar em La Vie En Rose, Cotillard rapou totalmente as sobrancelhas. Passava 5 horas na sala de caracterização para encarnar Edith Piaf mais velha.

 

A estrear:

 

Em The Reader Kate Winslet interpretará Hanna Schmitz num drama passado na Alemanha pós-guerra.

 

 

A Campeã

 

 

 Arrasando a concorrência, Renée Zellweger aparece como a "grande flutuadora" no feminino.

Em 2001, Renée aprendeu o sotaque britânico e engordou cerca de 10 Kg para protagonizar a comédia romântica Bridget Jones's Diary. No ano seguinte, para interpretar Roxie Hart em Chicago, Zellweger perdeu novamente o peso que tinha ganho e frequentou, durante 10 meses, aulas intensivas de dança e canto para atingir níveis profissionais.

Voltando ao papel the Bridget Jones em Bridget Jones's Diary The Edge of Reason Zellweger voltou a ganhar 13 Kg. Ufa!

 

 

 

Curiosidade: Todas as actrizes (à excepção de Kate Winslet, uma vez que o filme ainda não foi lançado) foram nomeadas para Óscares com estes papéis, sendo que quatrochegaram mesmo a ganhar (Nicole Kidman em 2002, Charlize Theron em 2003, Hilary Swank em 2004 e Marion Cotillard em 2007).

Parece que o esforço compensa não é verdade?

 

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