
1. Heróis (surrealmente) altruístas que só pensam no “Bem Maior”.
2. Herói tem um velho e sábio tutor que se vem a saber ser o seu avô/avó.
3. A "peregrinação" para encontrar/destruír um tesouro/anel/caixa (ou outro artefacto) que vai destruir/salvar o mundo.
4. Os nomes são uma particularidade MUITO importante nos filmes de fantasia e seguem determinados padrões dos quais se destacam:
a) Nomes que começam por X, Z, G, K ou outra letra que não lembra a ninguém.
b) Nomes praticamente sem vogais.
c) Nomes com demasiadas vogais.
5. Guerreiros jovens e inexperientes enfrentam um lutador muito mais velho e experiente mas sabe-se lá como, arranjam sempre maneira de ganhar.
6. Cidades medievais com estradas e caminhos imaculados.
7. A língua falada mantém-se inalterada mesmo passados 10000 anos; existe apenas UMA linguagem antiga e nenhumas intermédias.
8. Mundo fantástico em apuros apesar de ter em sua defesa grandes seres, guerreiros e magos?? No problemo! Basta chamar um grupinho de 3/4 "pitos" que o assunto fica resolvido!
9. As pessoas que o herói pensa serem os seus pais, não o são… Na realidade é descendente de grandes reis/mágicos/guerreiros.
10. Equipa do Mal = Feios + Estúpidos (à excepção do grande chefe)
Equipa do Bem = Lindos + Inteligentes
11. O herói é identificado como “o tal” por uma marca de nascença/cicatriz/anel ou outro artefacto.
12. Existência de raças totalmente boas e totalmente más (ex: elfos e orcs)
13. O grande vilão tem de matar pelo menos um dos seus maiores seguidores (não importa o quão leal ele possa ser).
14. O velhadas cheio de sabedoria acerca de tudo (curandeiro, feiticeiro ou algo do género).
15. Culturas de guerreiros baseados nos Samurais ou Romanos.
16. Sociedades medievais com extrema sensibilidade liberal (que nem hoje existe em muitos sítios do mundo) relativamente a questões como os direitos das mulheres ou a homossexualidade.
17. Padres/Freis aventureiros.
18. Magos/Mágicos/Feiticeiros que também são mestres a manejar uma espada.
19. Mundos onde os humanos são todos iguais, não importa a localização geográfica.
20. Voar nas costas de dragões.
21. Cidades no meio do nada, sem abastecimento água ou comida mas que, de alguma maneira, lá se desenrascam e sobrevivem.
22. Magia Negra vs Magia Branca
23. Sociedades onde ninguém faz mais nada sem ser viver grandes aventuras.
24. Animais que agem como humanos.
25. Não há sinal de casas de banho no mundo fantástico.
26. Sociedades sem uma estrutura económica discernível e que nunca evoluem.
27. Vampiros/Lobisomens que coexistem com os humanos sem serem detectados apesar de serem mais que as mães e andarem sempre com as dentolas de fora.
28. Mundos onde as fadas são sempre boas e as bruxas sempre más.
29. O herói sofre do síndrome da (aparente) "paixão impossível"...sim, aparente; porque no fim, depois de "salvar a honra do convento", acaba sempre por ficar com a sua queriducha.
30. O grandioso castelo/fortaleza/torre das trevas que é impenetrável... ah não! Menos para aquela espécie de guia que acompanha o herói... esse sabe sempre uma maneira de lá entrar.
---- ---- ---- ---- ----
Outras publicações do "Onde é que eu já vi isto?" :