Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Nada na carreira de representação de Ben Affleck fazia adivinhar que se tornaria um dos novos realizadores mais promissores da sua geração - com o primeiro, "Gone Baby Gone", surpreendeu, "The Town" assegurou e "Argo" encantou.
É curioso que o facto de a Academia lhe ter surpreendentemente negado um lugar entre os nomeados para o Oscar de Melhor Realizador tenha sido, provavelmente, a melhor coisa que aconteceu à carreira de realização de Ben Affleck.
Não me interpretem mal - apesar de não ter ficado encantada com "Argo" da forma que meio mundo ficou, não nego que foi uma das realizações mais sólidas e fortes do ano. A questão é que, tendo assegurado desde cedo uma "não-vitória" dos prémios mais cobiçados da Academia, esse poderá ter sido um dos grandes impulsionadores para que o fenómeno Argo começasse a desenrolar-se nas semanas seguintes, com o filme de Affleck a arrasar em grande parte das cerimónias de entregas de prémios dos melhores do ano - de críticos, sindicatos, jornalistas, etc.
Hoje, e revisitando as célebres palavras de Jack Dawson em "Titanic", Ben Affleck é o "king of the world".
Não obstante esta pequena contextualização inicial, hoje não quero falar do Rei Ben. Hoje quero falar do que veio antes do Rei Ben, porque antes de Ben reinar, Ben teve de fazer as suas experiências. E as experiências foram curtas-metragens.
A mais célebre tem um título tão memorável que se escusa a piadas externas: "I Killed My Lesbian Wife, Hung Her on a Meat Hook, and Now I Have a Three-Picture Deal at Disney".
Como poderão já ter imaginado, não poderia sair daqui coisa boa. De facto não saiu, e o próprio Rei Ben se chega à frente para o assertar adoravelmente:
"It's horrible. It's atrocious. I knew I wanted to be a director, and I did a couple of short films, and this is the only one that haunts me. I'm not proud of it. It looks like it was made by someone who has no prospects, no promise."
Mas para que gasto eu mais linhas aqui. Vejam! Vejam e tirem as vossas próprias conclusões. Porque na hierarquia cinematográfica, antes de Ben ser Rei, Ben foi - deixem-me cá ver uma continuação da analogia... bom, Ben foi a senhora da limpeza.