Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Depois de a Visual Effects Society ter reconhecido Douglas Trumbull com o prestigiado Georges Méliès Award pelo seu trabalho pioneiro como criador de efeitos visuais e produtor, é a vez da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas honrar a sua contribuição imensa para o Cinema.
"No decorrer da sua carreira, Trumbull criou, desenvolveu e melhorou numerosas técnicas e ferramentas cinematográficas. Estas incluem a fotografia slitscan, processamento fotográfico, composição de miniaturas, pintura a mate interpositiva, filmagem em grande formato, filmagem sincronizada e multi-escalas, filmagem de controlo de movimento, sistemas de realidade visual, simuladores de movimento interactivos e cinema digital. Recebeu mas de uma dúzia de patentes relacionadas" (Academia)
Os seus trabalhos mais influentes e especificamente no grande ecrã incluíram a colaboração em 2001: A Space Odyssey, Close Encounters of the Third Kind, Blade Runner e mais recentemente, The Tree of Life.
E é por toda a influência que Trumbull tem no cinema moderno que a Academia lhe reservou um prémio honorário (o Gordon E. Sawyer Award) que visa honrar um "indivíduo da indústria cinematográfica, cujas contribuições tecnológicas tenham trazido benefícios à indústria. É muito mais do que merecido. Foi simplesmente seu desde o início. Obrigada Mr. Trumbull.