Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Filme, Ano: American Psycho, 2000
Realização: Mary Harron
Descrição da Cena: Depois de jantar, Paul Allen e Patrick Bateman vão para casa do último, onde este dança e fala animadamente sobre Huey Lewis and the News, mesmo antes de matar Allen com um machado.
American Psycho, adaptação cinematográfica da obra de Bret Easton Ellis, é uma crítica satírica ao consumismo da década de 80 que dominava a cultura americana. Este retrato tem como modelo central a figura de Patrick Bateman, um homem de negócios fixado nos interesses da aparência e dos bens materiais, e a sua construção como homicida psicótico demonstra de uma forma exacerbada a desumanização que este tipo de cultura provoca. É colocada ainda uma ênfase essencial na incapacidade da sociedade em geral em reconhecer os actos violentos de Bateman.
De uma forma ou outra, este fabuloso American Psycho relembra Fight Club, usando os protagonistas a violência como forma de chegar mais perto de algum sentimento enquanto enterrados sob uma cultura imensamente consumista. Esta cena em particular espelha muito bem essa mesma ligação com a violência e a natureza satírica deste belo pedaço de história cinematográfica. Definitivamente um must para os apreciadores de filmes com algo a dizer sobre nós e sobre o mundo em que vivemos.