Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Filme, Ano: Who's Afraid of Virginia Woolf, 1966
Realização: Mike Nichols
Descrição da Cena: Durante um serão com dois jovens convidados, Martha e George têm mais uma (ou muitas) das suas discussões habituais. Neste momento particular, Martha, já embriagada, humilha o marido até à exaustão, na esperança de o fazer explodir.
Devo admitir que não entendia todo o falatório que se gerava à volta da celebridade que foi Elizabeth Taylor. Por alturas da sua morte - tarde demais, bem sei - resolvi tentar esclarecer a minha dúvida, pelo que naquela noite de Primavera me recostei na minha cama e assisti a Who's Afraid of Virginia Woolf, e então percebi tudo.
A cena que seleccionei é apenas uma de muitas que poderiam estar aqui, mas ao mesmo tempo, esta era demasiado importante para aqui não estar. Representa o estado real do casamento e da relação dos protagonistas, onde ambos se atacam como dois cães raivosos - ainda que Martha seja absolutamente visceral.
O filme é um exame profundo e preciso da psique humana e dos seus limites. Estamos perante um casamento tempestuoso que parece ter cessado as razões de afecto/partilha/amor para existir, mas que se mantém e caminha sobre a fina linha de uma ilusão. No final, George decide acabar com a ilusão, que já afastava Martha da realidade.
Uma pérola.