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Filme, Ano: Sunset Blvd., 1950
Realização: Billy Wilder
Descrição da cena: A enlouquecida Norma Desmond prepara-se para o seu último close-up.
Apesar de só agora ter tido oportunidade de assistir a este clássico, esta cena deu-me arrepios na espinha, e apesar de o filme já ter ultrapassado a barreira dos 60 anos, não perdeu nada nada do impacto, magia e loucura. Nem todos os clássicos têm a sorte de envelhecer tão bem, deve dizer-se.
Nesta cena final, Norma Desmond é persuadida a abandonar o seu quarto para ser presa, vivendo na ilusão de que está a gravar a cena de um filme. O que contribuiu para a insanidade de personagem foi a cultura visceral do ego, da vaidade e da ilusão do glamour praticada em Hollywood. E no caso do jovem companheiro e promissor argumentista Joe que acabou a boiar de cabeça para baixo na piscina da mansão de Desmond… bom, nestes casos basta dizer que as poucas pessoas que chegavam (e chegam) ao estrelato em Hollywood vão encontrar um mundo cheio de corrupção, manipulação e mentira.
De uma forma geral, a fita lida com as consequências humanas da queda do estrelato, e das tristes ilusões daqueles que foram a cara do passado, mas que o presente tem dificuldade em lembrar. Sunset Blvd. revela várias camadas de realidades duras de Hollywood, que contrariamente ao pensamento da época, não era somente um lugar alegre com pessoas felizes. A crítica é afiada, e como seria de esperar, não passou impune na altura, gerando algum reboliço.
Se quisermos ser conservadores, Sunset Blvd. é um dos melhores filmes sobre Hollywood feitos em Hollywood. Se quisermos arriscar, e eu quero, diremos mesmo que é o melhor.
É um dos finais mais famosos da história do cinema, com diálogo a condizer: 'All right, Mr. DeMille, I'm ready for my close-up'. Soberbo.