Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Julho 2010

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031


Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2011
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2010
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2009
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2008
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D


Deep Focus - INCEPTION, parte 2 (Níveis do Sonho)

por Catarina d´Oliveira, em 27.07.10

Nesta segunda parte da série de artigos sobre Inception vamos discutir os níveis de sonho que foram demonstrados ao longo do plano da Implantação da ideia central na mente de Fisher Jr.

 

Ainda só vi o filme uma vez, pelo que há muitas coisas que ainda tenho de confirmar com visionamentos posteriores. De qualquer forma, é um exercício interessante tentar olhar para as diversas camadas de sonho organizadas no plano da Implantação.

 

ALERTA DE SPOILERS -- se ainda não viram o filme, ignorem esta série de artigos

 

Nota: este quadro foi inspirado no original publicado pelo site americano CinemaBlend, contendo algum material adicionado por mim que pareceu fazer mais sentido.

 

 

Algumas notas sobre o quadro:

  • O quadro supõe que o nível 1 corresponde à realidade. É de notar que existem algumas teorias que defendem que não existe realidade em Inception e que, na verdade, tudo é um sonho. Todavia, aqui considera-se que a realidade existe de facto. (As teorias de Inception serão desenvolvidas num artigo futuro).
  • Na tabela original, o nível 5 era chamado de limbo, algo que estava errado segundo a minha visão devido a alguns factores que serão aqui expostos.
  • Na realidade, o nível 5 é um sonho de Cobb no qual ele mesmo é o arquitecto. O que acontece e pode ser confuso é que a estrutura e os edifcícios são os mesmos que existiam no Limbo de Cobb e Mal. Na verdade, ele escolheu esta arquitectura de sonho para lhe conhecer todos os recantos e encontrar Fisher e Mal mais facilmente.
  • No nível 5 Fisher ainda se encontrava ferido. Se Fisher tivesse morrido de facto no nível 4 e tivesse ido para o Limbo, ele apresentar-se-ia bem e sem ferimentos. (Fisher continua a ser o alvo, mas como se encontra ferido não é capaz de popular o sonho no nível 5.)
  • Enquanto Fisher, Ariadne e Cobb estão no nível 5, Saito morre no nível 4 e vai para o Limbo, que é algo separado e não corresponde a outro nível de sonho..
  • No nível 5, Cobb discute com Mal e fica para trás enquanto Ariadne e Fisher regressam ao nível 4. Todos excepto Cobb e Saito acordam no nível 2 através da cadeia de "kicks" organizados. Tendo perdido a oportunidade de voltar, Cobb e Saito têm de esperar já que, de qualquer forma, vão acordar quando a máquina no nível 1 se desligar, mas existe ainda um problema - Saito poderá voltar sem sentido da realidade uma vez que ficou preso no limbo muito tempo. É por esta razão que Cobb se deixa ficar para trás.
  • No nível 2, Cobb afoga-se, o que o envia para o limbo e é por isso que mantém a aparência jovem quando encontra Saito existindo ainda duas justificações para este facto: 1) Cobb entra no nível 5 antes de Saito morrer, entrando no Limbo muito depois de Saito; 2) Quando Cobb chega ao Limbo, vêmo-lo dentro de água depois de o afogamento o ter levado lá (faz sentido uma vez que os efeitos em níveis superiores afectam os dos níveis inferiores como vimos nas cenas de gravidade zero de Arthur que foi afectado pela queda da carrinha no nível superior).
  • Eventualmente, Cobb encontra Saito que já se perdeu no Limbo e tenta lembrá-lo daquilo que ele é e o que está ali a fazer, acabando por conseguir. Depois deste ponto, vêmo-los manusear uma arma mas depois só podemos colocar suposições, uma vez que não vemos nada a acontecer de facto. Podem ter-se morto ou podem ter sido acordados pela maquina que se desligou no nível 1. 

Têm alguma opinião diferente? Partilhem!

Autoria e outros dados (tags, etc)


9 comentários

Sem imagem de perfil

De 'stracciatella a 28.07.2010 às 03:18

Está mais do que claro que tenho de ver este filme urgentemente!
Imagem de perfil

De Catarina d´Oliveira a 28.07.2010 às 12:38

ainda não viste???

S. vai ver por favor!!!! preciso de discutir ideias com alguem!! e preciso de o ver de novo mais umas 2 vezes LOL. despacha-teeee
Imagem de perfil

De Palavreadora a 03.08.2010 às 16:47

Eu também tinha a ideia que o limbo seria o 5º nível, confundindo-me a razão porque Saito não estaria nesse nível com Mal e Fisher, mas tem muito mais lógica assim como foi aqui explicado. No entanto, surgiu-me uma dúvida agora num repente. Se Fisher morreu no 4º nível às mãos de Mal, como é que ele estava, ainda que ferido, ao nível do sonho de Cobb? Não devia estar no limbo?
Quanto à forma como Cobb e Saito regressaram ao nível 1, pareceu-me óbvio que foi por se terem morto com a arma... porque fiquei com a ideia que nunca acordariam lúcidos apenas com o desligar da máquina...?

Este é o mesmo o tipo de filme que nos dá ganas de discutir e rever até mais não! E já agora, obrigada por todos estes planos tão sólidos e organizados que faz. Tanto para este como para outros filmes. É um gosto visitar sempre que posso este blog, mesmo que nem sempre comente. Parabéns! :)
Imagem de perfil

De Catarina d´Oliveira a 05.08.2010 às 07:59

Ola palavreadora.

Antes de mais, muito obrigada por ser uma visita constante aqui no blog e por todas as criticas positivas que fez! Continuarei a dar o meu melhor na expressão daquilo que os filmes que vejo me dizem!

Quanto ao filme... damn it! mas ainda nao consegui ver o filme uma 2ª vez e bem estava a precisar para cimentar as teorias todas. Quanto a tua duvida...eu penso que ele nao chegou mesmo a morrer, mas sim que estava gravemente ferido, daí não ter ido para o limbo..mas aqui terei mesmo de rever o filme para tirar as minhas duvidas.

Quanto a forma de cobb e saito voltarem..é subentendido que foi com um tiro das pistolas, mas com Nolan nunca se sabe ao certo nao é verdade? Ehehe
Mais uma vez obrigada pela força e pelas criticas!
Sem imagem de perfil

De Gonçalo Lamas a 07.08.2010 às 14:46

Antes de mais deixo-te os parabéns por partilhares a tua profunda interpretação desta complexa obra genial de Chris Nolan.

Concordo com quase tudo, apenas fico com dúvidas quanto ao significado verdadeiro do Limbo. Cheguei a pensar que o nível em que Mal e Cobb passaram tanto tempo juntos fosse já o Limbo, de qualquer maneira, entendo a tua forma de pensar, mas não deixo de ter dúvidas.

Cumprimentos cinéfilos,

Gonçalo Lamas

(cineglam7.blogspot.com)
Sem imagem de perfil

De Joao Henrique a 09.08.2010 às 23:50

Olá,

Também partilho a ideia de rever o filme. Até porque existem, principalmente duas situações que me fazem pensar mais que outras... a primeira é a idade avançada de Saito no limbo e a segunda situação é a parte final (já na realidade) que aparenta ser, para alguns o primeiro nivel de sonho. Sinceramente, eu achava que o totem cairia, mas no final é impressao minha ou os filhos de Cobb vestiam exactamente a mesma roupa que tinham quando ele os sonhava??

Obrigado por partilharem as vossas ideias
Cumps
Sem imagem de perfil

De Ines N. a 17.08.2010 às 10:04

A teoria apresentada aqui é aquela que eu também defendo: o sítio onde Cobb leva Ariadne não é o Limbo, mas sim o sonho de Cobb. Aliás, se fosse o Limbo, quando Ariadne e Fisher se atiraram da varanda, eles teriam acordado no avião, uma vez que quando se morre no Limbo, acorda-se na realidade. Isso não aconteceu: eles acordaram no sonho de Eames. Isso leva a supor que Fisher não morreu, mas ficou gravemente ferido, talvez até num estado de coma. Podemos até pensar que Cobb sempre planeou descer até àquele nível para confrontar Mal: antes da "inception" começar Ariadne diz-lhe que a única forma de ela desaparecer é ele ir confronta-la. O verdadeiro Limbo é o sítio onde Cobb encontra Saito.

Este filme dá muito que pensar e, de facto, é preciso vê-lo mais do que uma vez para ser totalmente entendido.
Sem imagem de perfil

De João a 12.01.2011 às 00:46

Boas,

Antes de mais parabéns pela iniciativa. Acho que a teoria está bem exposta.

No entanto, fiquei com uma dúvida (que aqui foi exposta) à qual não vi resposta.

"Sinceramente, eu achava que o totem cairia, mas no final é impressao minha ou os filhos de Cobb vestiam exactamente a mesma roupa que tinham quando ele os sonhava??"

Se o Cobb e o Saito regressam ao nível 1, porque é que o totem não cai? A minha impressão foi a de que a parte final, deste o momento em que o Coob "acorda" no avião, fosse tudo um sonho de parte do Coob (construído por ele).

Imagem de perfil

De Catarina d´Oliveira a 12.01.2011 às 17:27

Olá João,

antes de mais, obrigada pela partilha. Bom, a verdade é que não há uma teoria correcta. Porquê? Porque ninguém pode saber o que vai na cabeça de Nolan. É verdade que o totem não cai, mas poderia vir a cair, e receio bem que nunca venhamos a saber se cai ou não porque acho que é mesmo esse o objectivo do realizador (criar a dúvida e provocar a discussao entre a audiencia).

Eu apoio a teoria de que cai, e foi nesse sentido que escrevi o post... Há mil teorias, e todas estão certas e erradas porque não sabemos a resposta..

O senhor Nolan é mesmo tramado ehehe

Obrigada joão!

Comentar post




Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Julho 2010

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031


Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2011
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2010
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2009
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2008
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D