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Snorricam - Pixar = Sucesso + Sucesso + Sucesso...

por Catarina d´Oliveira, em 09.06.09

Aproveitando o sucesso na bilheteira e entre a crítica de Up, há uns dias o site dailyfill.com publicou alguns dados interessantes relacionados com a nossa adorada Pixar.

 

Alguns leitores poderão não saber, mas a Pixar era um ilustre desconhecido até há cerca de 14 anos e encontrou o caminho para o sucesso sem se prestar a grandes espalhafatos ou a produzir sequelas de sequelas de sequelas (o único caso nos 10 filmes já lançados foi, como sabem, Toy Story 2).

 

A Pixar é um exemplo para todos aqueles que de alguma forma estão ligados à criação de cinema superando-se a cada obra com personagens ainda mais icónicas e enredos ainda mais elaborados. A Pixar, como todos os outros estúdios, vive dos lucros, mas é como muito poucos que continua a mostrar paixão em cada projecto e a dedicar-se de corpo e alma como se do último se tratasse.

 

Mas vamos então aos números...

 

ATENÇÃO

(1) Os valores apresentados estão em dólares americanos

(2) Mais abaixo, na comparação com outros filmes, o polegar levantado para cima e para baixo quer dizer, respectivamente, se o valor médio por filme e/ou as críticas positivas são superiores à Pixar ou não.

 

 

Os primeiros 9 filmes da Pixar renderam aproximadamente $4.861.639.959 em todo o Mundo.

 

Média = $540 Milhões / Filme

 

Média Tomatometer - 94%

 

(Nota: Tomatometer é o medidor de percentagem de críticas positivas de Críticos aprovados do site RottenTomatoes)

 

Agora a parte engraçada...

Vamos lá então comparar com alguns dos mais famosos e bem sucedidos franchisings da história do Cinema.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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2 comentários

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De Roberto a 09.06.2009 às 12:17

Sabes que não costumo seguir de perto estes resultados, mas são sempre dados pertinentes e a partir dos quais podemos tirar inúmeras conclusões.

Vou destacar 4 casos:
No caso da Pixar, note-se o resultado de NEMO. Foi original, um produto muito muito diferente, "nos Oceanos", uma história de inocência e de grandes valores à semelhança dos clássicos Disney. E grande em avanços tecnológicos. O resultado compensou. WALLE tinha tudo para se equiparar a NEMO, por exemplo, mas já pedia um público diferente.

No caso dos Batman, note-se o resultado de THE DARK KNIGHT. Superou todos os outros, a qualidade compensa, Heath Ledger compensa. E de facto estes foram motivos suficientes para superar BATMAN BEGINS.

No caso dos Matrix, o MATRIX RELOADED. Teve mais audiências que o primeiro, pois o primeiro prometeu. Este segundo capítulo não deu o que se esperava, e os resultados do 3º comprovam.

No caso do Indiana Jones, o REINO DA CAVEIRA DE CRISTAL. Muitos anos depois, o público já mudou. Espera outro tipo de coisas. Para além disso, o factor realmente determinante penso que foi o filme, do qual se esperava muuito mais. A qualidade do argumento não possibilitou mais lucros, nitidamente.

Seria curioso analisar os dados referentes à trilogia O PADRINHO, se conseguires arranjar esses valores havias de publicar. O 3º capítulo também saiu muito depois dos 2 primeiros mas as circunstâncias que envolvem o fenómeno são diferentes.

Cumps.
Filipe Assis
CINEROAD - A Estrada do Cinema (http://cineroad.blogspot.com/)
Sem imagem de perfil

De Filipe Machado a 11.06.2009 às 14:16

Artigo extremamente interessante. Tenho sempre uma enorme curiosidade em fazer este tipo de comparações. Por vezes, confrontamo-nos com algumas surpresas, o que ajuda a desmistificar algumas ideias acerca do sucesso de bilheteira de certos filmes.

Participa na sondagem "Melhor James Bond com Peter Sellers, George Lazenby, Timothy Dalton e Daniel Craig” até ao dia 15 de Julho 2009, em http://additionalcamera.blogspot.com.

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