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Point-of-View Shot - Snow White and the Huntsman (2012)

por Catarina d´Oliveira, em 25.05.12

 

"Lips red as blood. Hair black as night. Bring me your heart my dear, dear Snow White." 

 

Não estou com muito tempo por isso perdoem a (falta de) cuidados, mas não queria deixar de passar por cá para vos deixar o meu parecer.

 

Às vezes uma pessoa dá-se conta de que também o Cinema parece ser uma coisa de modas. Em apenas um ano vimos não uma nem duas mas três adaptações do clássico dos Irmãos Grimm, A Branca de Neve. Três.

 

O primeiro a chegar às salas foi a versão com maior queda para o fantástico (e para o terrível), Mirror Mirror, opondo uma bastante insossa Lily Collins a uma maliciosamente divertida Julia Roberts; depois tivemos o duvidoso Snow White: A Deadly Summer, uma versão moderna e de baixo orçamento que me deixou genuinamente assustada, e não no bom sentido (só por curiosidade, podem ver o trailer aqui), e por fim, vemos agora chegar às nossas salas Snow White and the Huntsman, referido como um “épico de aventura”.

 

E é oficial: este último é claramente a adaptação mais forte do conto de origem germânica e a que mais se aproxima do tom do conto tradicional dos Irmãos Grimm, introduzindo-nos a um mundo simultaneamente belo e mortal.

 

 

Mas Snow White and the Huntsman torna-se subitamente ainda mais respeitável se considerarmos que é a primeira incursão cinematográfica do realizador Rupert Sanders, que apesar de não nos apresentar um resultado isento de falhas (é especialmente irregular em ritmo), tem aqui um sólido início de carreira que certamente lhe proporcionará outras oportunidades interessantes num futuro próximo.

 

Continuando pela equipa fora, Greig Fraser tem um ano bem composto, tendo sido responsável pela fotografia de Killing Them Softly (que passou esta semana por Cannes) e deste Snow White and the Huntsman, cheio de jogos de luzes interessantes e criando uma imagem associativa muito forte ao título.

 

Mas claro que o seu trabalho foi facilitado por uma série de outros profissionais que não posso deixar de ressaltar, como o guarda-roupa imperial de Colleen Atwood (que faz fazer valer os três Óscars que tem na prateleira), o design de produção de Dominic Watkins, que consegue o equilíbrio perfeito entre a fantasia e o real, a banda sonora pungente de James Newton Howard, e toda a equipa de maquilhagem e efeitos visuais. Snow White and the Huntsman é, por isso, e acima de tudo, um êxito pelo todo.

 

A prestação do elenco é, de uma forma geral, sólida (ainda não decidi se gostei ou não de Kristen Stewart, mas que estava menos mal do que imaginava, estava), sendo que os destaques mais positivos vêm, como já seria de esperar, de Charlize Theron – especialmente na primeira meia hora - e do aterrador Sam Spruell.

 

 

O argumento é possivelmente o calcanhar de Aquiles do título. Soou sempre algo insípido, e, para um blockbuster desta dimensão, tem especial falta de linhas de diálogo que fiquem na memória. Mas o que mais se destaca negativamente neste ponto é a questão relativa à motivação das personagens, ou por outro lado, a falta dela. De resto, o tom foi sempre uma mais-valia, apesar de mais alguns momentos de comic relief terem sido bem-vindos (senti os anões especialmente subaproveitados neste sentido e restringidos a piadas sobre fezes).

 

Resumindo e concluindo, é um filme que não causará certamente arrependimentos em quem estiver disposto a pagar pelo bilhete – acho que pelo menos o aspeto visual será relativamente consensual. As sequências a fazer lembrar Lord of the Rings são mais do que as necessárias, mas se ultrapassarem isso e mais um par de coisas, podem embarcar sem medos nesta viagem épica. E já agora, porque é sempre importante fazer este tipo de associações, nada de maçãs podres por aqui. Podem confiar.

 

7.5/10

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1 comentário

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De Ana a 09.09.2012 às 23:05

A minha parte preferida, além das roupas da Charlize (awesome!) foi a música dos florence and the machine no fim, espetacularmente épica!

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