Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Fevereiro 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728


Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2011
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2010
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2009
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2008
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D


 

"I'm the one who's fighting. Not you, not you, and not you"

 

The Fighter é engraçado, triste, violento e querido, por vezes, tudo ao mesmo tempo.
 
O realizador David O. Russel sempre se deu bem a encontrar novas formas de utilizar actores familiares, e as performances em The Fighter provam isso mesmo uma vez mais. Enquanto o filme se aguenta bastante bem "dentro do ringue", fora dele é brilhante no retrato de uma família da classe operário que brutaliza o seu membro mais novo em nome de alguma espécie de reconhecimento.
The Fighter tenta algumas manobras arriscadas, mas elas acabam por se mostrar boas escolhas; tal como no boxe, o resultado final é que conta.
 
A grande fraqueza do filme está no papel principal, e esta crítica não é dirigida a Mark Wahlberg, que já se mostrou capaz noutras oportunidades; aqui não tem simplesmente muito com que trabalhar na personagem menos interessante da trama, ainda que carregue todo o coração da mesma. Por outro lado, Christian Bale domina a cena como Dicky Eklund, um tagarela que deixou fugir a própria carreira. De resto, há personagens tão repulsivas que é difícil preocuparmo-nos com o que lhes acontece, mas devido ao elenco soberdo, acabamos mesmo por querer saber delas.
  

Com um corpo de trabalho bastante sólido e um coração maior do que qualquer outra coisa na sua génese, fica a um ou dois suissinhos de ser

um filme grandioso, mas a técnica empregue em todo o projecto é magistral. 

 

É uma fita que sabe o que é, não tenta ser outra coisa e que nos atinge com tal violência que seguimos directos para KO.
 
8.5/10

 

 

"If I am King, where is my power? Can I declare war? Form a government? Levy a tax? No! And yet I am the seat of all authority because they think that when I speak, I speak for them."

 

E onde é que o provável grande vencedor dos Oscars 2011 falha? Bom, não é propriamente falhar, mas eu tenho algumas dificuldades em considerá-lo um grande filme. Na verdade, acho que três filmes serão relembrados dos ano de 2010: The Social Network, Inception e Black Swan, por razões diferentes, é claro. O que acontece é que The King's Speech repousa nas expectativas do género e é um típico crowd-pleaser

 

Todavia, presenteia-nos com um drama sólido com um clímax emocionante - uma peça histórica bastante satisfatória que atinge os padrões dramáticos que se requeriam sem sacrificar a técnica ou a precisão histórica. É uma combinação sagrada para receber prémios que junta o melhor de Inglaterra com os princípios de Hollywood, que nos permite assistir a dois actores brilhantes a recriar um teste de vontades monumental.

 

The King's Speech parece estar admiravelmente livre de respostas fáceis e finais felizes; é uma versão "desviante" da história, mas uma versão bem polida. Uma das razões para o filme de Tom Hooper resultar tão bem é que opera em vários níveis diferentes com sucesso, incluindo a nível técnico, de onde devemos destacar a banda sonora e a fotografia lindíssimas.

Um filme extraordinário sobre uma extraordinária amizade, e que, aumentando o seu estatuto de raridade, honra a inteligência da audiência.


8.5/10

 

 

 

"If you are afraid about being on your own, don't be. You are not."

 

Fazer um filme sobre o que há depois da morte é sempre um passo arriscado, mas Clint Eastwood arranjou maneira de o tornar seguro, mas não num bom sentido. Falta um drama urgente e personagens com as quais nos preocupemos de facto. Na verdade, este nem parece um filme de Clint Eastwood, mas um episódio alargado de uma qualquer série sci-fi. O realizador tem andado desinspirado e desta vez serviu-nos um prato que, ainda que contenha apontamentos interessantes, tem falta de sal e conta com alguns momentos perigosamente entediantes.

 

É difícil saber o que há de errado com Hereafter, mas o argumento fraco de Peter Morgan não chega nem aos calcanhares dos seus inteligentes e afiados trabalhos anteriores (The Queen e Frost/Nixon).

Um outro apontamento negativo vai para os efeitos especiais que se mostram especialmente no início do filme. Custa vez uma coisa tão fraquinha como estas merecer reconhecimento, por exemplo, da Academia em detrimento de outros trabalhos tão mais bem conseguidos e complexos.

 

6/10

 

 

 

 
"Yo no voy a morir"
 
Como me lembro de ter ouvido em algum lado, os filmes mais difíceis de escrever uma crítica são aqueles que respeitamos e admiramos mas que não nos conquistaram - Biutiful é mesmo esse tipo de filme. Apesar de a minha opinião ser bastante positiva, não me tocou como esperaria que o podia ter feito.
 
Iñárritu tem aqui talvez a sua obra de arte (até ao momento); uma tragédia clássica moderna, que tem em Javier Bardem o seu herói, um personagem encurralado numa teia de eventos de onde não se pode descartar. A linha narrativa é forte e equilibrada, mas com duas horas e meia, a fita está cheia demais com sub-enredos e histórias paralelas.
 
Biutiful é poderoso, e vai deixar marcas. Apesar de não se ter entranhado, não sou cega: há poesia aqui, e muita catástrofe também.
É cru e honesto, mas enquanto a performance transcendente de Bardem poderá chegar para uns, o filme poderá ser simplesmente demais para outros.
7/10

Autoria e outros dados (tags, etc)


5 comentários

Sem imagem de perfil

De Filipe Coutinho a 15.02.2011 às 08:26

Biutiful é um daqueles filmes que claramente pesa na memória. Começou-me a pesar à medida que o tempo foi passando e ultimamente foram poucos os filmes que tiveram essa influência. É tão cru e seco que acaba por chocar. E sim, há muita poesia no filme... muita coisa feia tornada tão bonita.

O meu momento favorito deste Biutiful, e também um dos melhores momentos do cinema deste último ano, é quando o Bardem fala ao telefone e, de repente... pára, olha para o céu e vê dois bandos de pássaros a voarem numa direcção incerta. Simplesmente fenomenal.
Sem imagem de perfil

De Cristiana Serra a 15.02.2011 às 14:53

The King's Speech é, claramente, o melhor filme deste Óscares. Não há dúvida. Tem um elenco SOBERBO, actuações fantásticas, convincentes, é uma história real que conseguiu não se focar no óbvio da guerra mas na humanidade por detrás dessa guerra.
O mise-en-scéne é simplesmente original e avassalador! Consegue transmitir-nos exactamente quem são as personagens sem que elas tenham sequer que abrir a boca. Mas quando o fazem, os diálogos estão interessantes, fluidos, apaixonantes e, o mais importante, humanos.

Se o que faltou ao Black Swan foi consistência de awesomeness " do inicio ao fim da fita, o Discurso de Rei é um dos filmes mais sólidos que já vi e dos mais interessantes, sem dúvida.

O que mais me confunde é colocarem na mesma categoria de qualidade o The King's Speech e o The Social Network ... Sendo o último uma manifestação de arte contemporânea leviana e (este sim) um crowd-pleaser ", faz-me confusão que o comparem com a obra de arte subtil e tão bem conseguida que é o primeiro. Não faz sentido. The Social Network define uma geração, sim. Mas, aposto, não define o que há de melhor no cinema, tanto em história como em técnica. Mas isto é só uma opinião de uma ávida estudante e apreciadora de cinema.

Parabéns pelo teu blog! Adoro lê-lo - embora nem sempre concorde com o que dizes, adoro a maneira como o dizes!

Beijinhos,

Cris

Imagem de perfil

De Catarina d´Oliveira a 15.02.2011 às 15:14

Cristiana,

antes de mais, obrigada pelo apoio e ainda bem que gostas do blog. E se nem sempre concordas comigo, é bom sinal, porque além de não ser uma expert, uma das melhores características do cinema é despertar diferentes respostas e reacções na audiência que no fundo somos todos nós, seguidores ávidos ou indivíduos que vêm um filme de vez em quando.

Quanto ao que referes... bom para mim foi exactamente o contrário no que respeita a "awesomeness". Adoro a visão twisted do Aronofsky e acho este Black Swan um dos seus melhores trabalhos. O The King's Speech... gostei muito e acho que é um dos grandes do ano. Honestamente. Mas já não foi tão TCHANÃ como o Black Swan, no entanto é um pouco inútil eu tentar comparar um filme a outro já que são tão opostos.

Quanto ao The Social Network, não podíamos estar mais de acordo. É sem dúvida o filme de uma geração, e o David Fincher (que aprecio bastante também) fez aqui coisas muito boas mesmo. Todavia, é um pouco como Biutiful... não me conquistou.
Sem imagem de perfil

De Milito a 25.02.2011 às 00:56

Acho que os filmes de 2010 e que serao apreciados no futuros serao Black Swan e O Discurso. A Origen e Social network vão envelhecer muito rapidamente.
Sem imagem de perfil

De André Clemente a 21.11.2011 às 22:09

Vi-o ontem e adorei o filme é verdade que é perturbador feio e nojento mas no final temos um grande filme...posso dizer que gostei mais que babel que é o que menos gosto...o Javier Bardem tem uma performance assombrosa a rivalizar com a de No Country for Old Men...para mim 8,5/10

Comentar post




Mais sobre mim

foto do autor


Calendário

Fevereiro 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728


Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2011
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2010
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2009
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2008
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D