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Point-of-View Shot - The Social Network (2010)

por Catarina d´Oliveira, em 09.11.10

 

"You have part of my attention - you have the minimum amount. The rest of my attention is back at the offices of Facebook, where my colleagues and I are doing things that no one in this room, including and especially your clients, are intellectually or creatively capable of doing."

 

A esta hora, Mark Zuckerberg deve estar com aquela horrível sensação de que alguém roubou a sua password, entrou na sua conta e postou alguns comentários muito, muito desagradáveis para toda a gente ver.
 
David Fincher e Aaron Sorkin criaram uma bola de neve de entretenimento que qualquer pessoa que goste de poder, negócios, redes sociais ou drama deve ver: The Social Network, uma história dos nossos tempos.

 

Bom, antes de avançar para a crítica propriamente dita, devo ressaltar que esta é uma obra de ficção, levemente baseada no romance The Accidental Billionaires, de Ben Mezrich. Neste ponto deve ainda atentar-se que o livro referido anteriormente contou com depoimentos de Eduardo Saverin apenas, uma vez que Zuckerberg se recusou a participar no mesmo. Assim, julguei que valia a pena esclarecer algumas questões que poderão ler, se estiverem interessados, no link abaixo. 

 

Depois de alguma pesquisa sobre os factos, cheguei à conclusão que, ainda que seja óbvia, não nos toca como deveria. Porque, por mais que digamos que esta é apenas uma obra de ficção levemente baseada em histórias reais, o que ficará na memória como a história verdadeira é aquilo a que assistimos durante duas horas numa sala de cinema.

 

Neste sentido, e com o intuito de pelo menos esclarecer algumas coisas (não todas, claro):

  • Antes de mais, temos de recordar que o argumento do filme foi baseado no livro The Accidental Billionaires escrito por Bem Mezrich sobre a fundação do facebook tendo como principal fonte de informação Eduardo Severin. Mark Zuckerberg recusou-se a participar na pesquisa sobre a história, o que prova que o filme é maioritariamente baseado na visão da história de Eduardo;
  • O filme começa com uma proposição falsa: Zuckerberg chegou a participar numa equipa de remo no colégio interno que frequentou;
  • Eduardo não é totalmente uma vítima e Zuckerberg também não é totalmente o vilão. Na verdade, o Facebook começou a ficar sem dinheiro enquanto Eduardo estava em Nova Iorque a divertir-se. A família Zuckerberg teve mesmo de pedir empréstimos ao banco;
  •  Eduardo pôs anúncios à sua própria startup no Facebook sem dizer a ninguém;
  •  O filme deixa de parte a história real em que Zuckergerg usou o facebook para aceder a emails pessoais de alguns users;
  •  Sean Parker foi mesmo preso por posse de cocaína, mas não na altura retratada no filme.
  •  Erica, a namorada de Zuckerberg, é totalmente fictícia. Consequentemente, também sabemos que não foi por causa de nenhuma rapariga de Zuckerberg teve a ideia de começar o Facemash.

Mas sem mais demoras, vamos ao que interessa, a Crítica.

 

 

The Social Network é um daqueles filmes que tinha tudo para não funcionar. Um filme sobre uma rede social? Mas o que é que poderão querer dizer com isto? Pessoas a falar num dormitório, numa casa ou numa sala pejada de advogados? Close-ups completamente daninhos de ecrãs de computador e setas de um rato?
 
Mas quando se põe esta ideia e estas palavras nas mãos do argumentista Aaron Sorkin e, posteriormente, as suas palavras no mundo de David Fincher, de repente tudo faz sentido. A história que não o era, as palavras entediantes e as imagens vazias metamorfizam-se numa sedutora parábola para a nossa era.
 
Mark Zuckerberg é um jovem que, depois de ter tido a nota máxima nos SAT, começou a estudar na prestigiada universidade de Harvard. Depois de uma acesa discussão com a namorada, o rapaz brilhante que parece afectado pelo Síndrome de Asperger resolve criar um site de confrontos de beleza entre vários conjuntos de duas raparigas, e onde os alunos de Harvard podem votar. Depois de mais de 22.000 votos na pagina, o sistema de computadores da universidade “crasha”. Zuckerberg é descoberto e, além de ser castigado pela universidade, também se torna famoso na comunidade.  

 


Dois atletas e reputados alunos pedem-lhe ajuda no desenvolvimento de um site que permitiria todos os alunos de Harvard manterem-se ligados. Zuckerberg aceita. Mas ao mesmo tempo, e num momento de epifania, sai a correr sem mesmo reparar que começou a nevar até ver os seus pés enterrados.  É um momento de viragem e com o amigo Eduardo Saverin, decide ele mesmo começar um novo site, uma rede de amigos. Como uma febre contagiosa, a rede social espalha-se pelo país e pelo mundo e o dinheiro começa a entrar… e os problemas também.

 

Este site com história controversa viria um dia a chamar-se “Facebook”.

 

The Social Network não deve ser tomado como a verdade dos factos que ocorreram, até porque Fincher tinha em vista algo muito maior. Com engenho e precisão cirúrgica, faz-se de Zuckerberg uma metáfora e uma lente através do qual compreendemos a cultura contemporânea.

 

O Zuckerberg que vemos no ecrã é, do fundo da sua essência, uma figura paradoxal. Um dos seus principais constituintes é uma crueldade arrogante; todavia, e ao mesmo tempo, parece-nos apenas um jovem estranho e inocente. Ao mesmo tempo que tece as redes de amizade de um dos maiores fenómenos culturais dos nossos tempos, é impiedoso nas suas próprias relações quando estas não se revelam convenientes.

Zuckerberg ve-se como um homem sem pernas que inventa uma cadeira-de-rodas perfeita. A fita sugere que os génios são fora do normal. A concentração obsessiva destas mentes simultaneamente abençoadas e amaldiçoadas anula a sua visão periférica social.

 

 

A natureza da narrativa cola-se aos clássicos americanos que versavam sobre a ambição, competição e traição. Consequentemente e compreensivelmente, o oitavo filme de David Fincher foi comparado à obra prima de Orson Welles – Citizen Kane. Um simples toque na tecla “refresh” traz para o background dos nossos dias um homem muda a sociedade domando a feroz tecnologia emergente como se de um gatinho domesticado se tratasse querendo o seu nome estampado pelo seu trabalho.

 

O argumento é brilhantemente escrito por Aaron Sorkin, com humor refinado, trocas verbais rápidas e afiadas e a exploração de grandes ideias. Sorkin criou uma dramatização onde ninguém está certo e ninguém está errado. Sorkin criou uma comédia de maneirismos, uma tragédia ao melhor estilo grego e uma sátira social. 

 

Por outro lado, Fincher prova uma vez mais que é um dos mestres do seu tempo, transformando actividades desinteressantes em interessantes e urgentes. A brilhante sequência da prova de remo filmada por si, rege-se segundo o género tilt and shift é uma bela analogia para as lutas perdidas por pouco pelos gémeos, e pelas poucas coisas que foram impedidos de conseguir realizar, o que os leva a tomar a decisão de ripostar a Zuckerberg. Uma cena que, apesar de largamente incompreendida, figurará como uma das Grandes do ano.

 

O elenco jovem é um cabaz de talento. Jesse Eisenberg é extraordinário na performance que lhe valerá muito provavelmente um punhado de nomeações e prémios. Zuckerberg é representado com uma intensidade brutal, nunca atingindo um momento de dúvidas em relação ao seu intelecto. No entanto, vemos que o que boia à superfície esconde um Homem com dúvidas, medo e insegurança.

 

 

Andrew Garfield torna Eduardo Saverin o personagem com quem mais simpatizamos, interpretando-o com um charme subtil que, intencionalmente, pretende mascarar as suas próprias faltas e erros. Sean Parker é mais uma prova que, ao contrário de muitos que se dizem actores, Justin Timberlake sabe bem o que anda a fazer à frente das câmeras. Parker é o lado negro do universo tecnológico ainda que, no final, até ele seja abalroado por Zuckerberg quando se torna demasiado perigoso para a empresa.

 

The Social Network, como tantas outras obras de Fincher, passa-se num mundo de Homens, onde, além de Erica que influenciou em dois momentos o curso história, as mulheres  funcionam muito como adereços – corpos sem nome, namoradas obsessivas.


A falta de complexidade e a paixão que não existe acabam por impedir The Social Network de ser um grande filme sendo apenas um (muito) bom filme. Pessoalmente, vi um filme perfeito mas sem chama.


Mas a fita tem outra questão central que tem tanto de corajosa como de potencialmente grave. Acaba por ser a história de um homem antipático, presunçoso e desagradável, um grande buraco negro que não oferece a mínima tracção. De facto, na cena inicial, a namorada sumariza muito bem aquilo que veremos nas duas horas seguintes – “You are probably going to be a very successful computer person. But you're going to go through life thinking that girls don't like you because you're a nerd. And I want you to know, from the bottom of my heart, that that won't be true. It'll be because you're an asshole.”. Mas, todavia, se nos mostrarmos dispostos, mesmo não querendo saber dele como pessoa, continuamos a ser sugados pela personagem.

 


Fincher quer dizer-nos algo poderoso e terrível: desde 2004, o mundo social configurou-se, em grandes proporções, à volta dos contornos da criação de uma mente neurótica.

 

Ainda que, a meu ver, não seja o filme do ano, The Social Network é entretenimento, e uma estória dentro de uma história. Um thriller que aborda temas como a intelectualidade, a ética empresarial e classes sociais que poderá fascinar toda a gente que não tenha o apelido Zuckerberg.

 

"Drop the "the". Just Facebook. It's cleaner."


8/10

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2 comentários

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De Alexandre a 10.03.2011 às 14:59

Obrigado por mais uma excelente análise.

Quando vi este filme, bem antes de estrear nos nossos cinemas, e achei que era bom. Não BOM, muito menos Muito Bom, mas meramente bom, e, de repente este filme torna-se num fenómeno elogiado por todos e com críticas pejadas de elogios, que na minha modesta opinião são maioritariamente exagerados.

Vim ler esta crítica para tentar, mais uma vez, compreender as razões de tanto sucesso e, apesar de compreender os argumentos que enuncias, continuo a não "sentir" todas essas qualidades neste filme.

Não compreendo a tão grande valorização e nomeações deste filme num ano em que compete com filmes como Black Swan, Inception, Fighter,The Kings Speach, entre outros...

Acho que o grande sucesso do filme advém do grande sucesso do Facebook em si, da mesma forma em que um filme sobre os feitos de cristo agradariam todos os cristãos.

De qualquer maneira, admito que seja eu a estar errado.
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De Catarina d´Oliveira a 12.03.2011 às 11:43

Alexandre,

uma vez mais, agradeço-te as palavras simpáticas e de apoio dirigidas a mim e ao blog; continuarei a tentar escrever boas críticas e bons posts.

Quanto ao The Social Network, para mim nunca foi um grande filme, mas é uma obra que é fortíssima em alguns pontos. A banda sonora e a montagem estão magníficas, as interpretações têm tudo o que se pode requerer delas e o argumento, apesar de não me encantar, é competente.

E no que respeita ao hype, por mais que tenhamos desgostado do filme ou que ele nao nos tenha "apaixonado", não podemos negar que é o filme que retrata uma geração, e talvez seja daí, do seu elemento completamente actual, que vem a sua maior força.

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